• Home  / 
  • Conheça
  •  /  O Dia Mundial do Introvertido – 2 de Janeiro

O Dia Mundial do Introvertido – 2 de Janeiro

O DIA MUNDIAL DO INTROVERTIDO - WORLD INTROVERT DAY
Total

Por que precisamos ter o Dia Mundial do Introvertido?

Estava navegando e me deparei com essa informação. Que o dia 02/01 era o Dia Mundial do Introvertido. E eu me espantei pela possibilidade de realmente ter um dia para tal e ainda com todo sentido que faz terem escolhido o dia 02.

Assim, no blog Ipersonic, encontramos um texto bem revelador sobre Ser Introvertido e sobre nosso dia.

Os Introvertidos têm uma vida mais difícil em nossa sociedade dominada por extrovertidos. Além do aumento do risco para a sua saúde física e psicológica (por exemplo, distúrbios como depressão, transtornos afetivos, síndrome de burnout e outros), também são menos equipados para lidar com o estresse do que os extrovertidos: Eles lidam com o estresse de modo insuficiente e geralmente estão menos satisfeitos com a sua vida do que os extrovertidos.

Consequentemente, introvertidos são mais facilmente atraídos para as drogas, substâncias que causam dependência ou abuso de medicamentos e, aparentemente, também escolhem o suicídio quando se encontram sem esperança em suas vidas com mais frequência do que os extrovertidos.

O Dia Mundial do Introvertido - 2 de Janeiro

Em sua profissão bem como em suas relações interpessoais, introvertidos frequentemente têm de lidar com problemas específicos: Só porque eles não agem de uma forma mais social e comunicativa como o esperado por uma sociedade orientada por extrovertidos, muitas vezes eles têm a reputação de ser tímido e distante e, na pior das hipóteses, ainda são vistos como arrogantes ou desinteressados, dentre outras.

Quando os introvertidos são subestimados e mal interpretados por aqueles que os rodeiam, discordâncias são apenas pré-programadas assim como as frustrações. Nas relações entre os extrovertidos e introvertidos, a necessidade do introvertido de se retirar e de ter privacidade (que para o parceiro extrovertido é difícil entender), muitas vezes tende a criar tensões consideráveis entre eles. Portanto, as pessoas introvertidas enfrentam muitos obstáculos adicionais durante a sua vida cotidiana.

LEIA AGORA  4 coisas sobre introvertidos que a maioria das pessoas não sabem

Por outro lado, pesquisa e história demonstram mais uma vez que, em muitos aspectos, os introvertidos pertencem a uma minoria incrivelmente talentosa e muito importante.

Entre eles encontram-se inúmeros famosos inventores, artistas, filósofos, escritores e pensadores. Seus poderes extraordinários de concentração, vontade de refletir e extraordinária criatividade combinada com a sua capacidade de recuar totalmente dentro de si mesmos quando eles estão ocupados com alguma coisa, literalmente os predestina a ter um efeito positivo sobre o mundo, para promover o progresso ou dar à humanidade novas percepções importantes.

Aqui estão apenas alguns representantes da introversão: Albert Einstein, Ludwig Wittgenstein, Charles Darwin, Friedrich Nietzsche, Albert Schweitzer, Madre Teresa, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, Alfred Hitchcock, Bill Gates, … Alguém poderia continuar esta pesquisa para sempre e, frequentemente, iria acabar com uma pessoa introvertida que colocou sua marca no mundo em um momento ou outro.

É chegada a hora de conscientizar o mundo que tem cada vez mais se dedicado ao culto da extroversão, a favor da distintividade dos introvertidos. Que tal um “Dia Mundial do Introvertido” no calendário?

Afinal, nos dias de hoje, temos um dia oficial de presente e de ação para tudo que é importante e/ou irrelevante: O Dia Mundial da Árvore (25 de Abril), o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (em 5 de maio), o Dia Internacional do Beijo (em 6 de Julho) e o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (em 22 de outubro), só para citar alguns exemplos – e todos eles internacionais, por sinal. Então, por que não introduzir um Dia Mundial do Introvertido?

Introvertidos moldam o mundo em que vivemos

A data para isso não poderia ser mais óbvia – e mais adequada – 2 de Janeiro. Exatamente no dia em que os introvertidos do mundo provavelmente tomam um fôlego. O dia em que a horrível maratona de feriados (começando com o Natal e com duração até o Ano Novo, faz com que tenha que lidar com os parentes/conhecidos irritantes) chega ao fim, e podem ficar em paz. Onde ninguém os incomodará com a questão: “Quais são os seus planos para o Natal/Ano Novo?” e então age indignado quando você responde “Nada de especial, por que você pergunta?”. Poderia haver uma data melhor que o dia 2?

LEIA AGORA  Guia Ilustrativo para Entender os Introvertidos

Então hoje, 2 de janeiro, podemos celebrar o Dia Mundial do Introvertido. Se você é ou possui relacionamento com um, deve e precisa querer saber mais sobre o que a introversão.

O Dia Mundial do Introvertido – 2 de Janeiro
4.6 (92.31%) 13 votes

Total
About the author

Dani Fuller

Por que Introversão é vista como algo negativo ou uma característica que precisa ser mudada? Após conhecer o livro O Poder dos Quietos, resolvi revolucionar minha maneira de agir e pensar e percebi que outros introvertidos deveriam fazer o mesmo. E assim o blog nasceu para ajudar a fazer isso acontecer.

  • Gabriel

    Gostei ^^


Compartilhe agora!
Facebook
Twitter
Google+0
Pinterest0