• Home  / 
  • Opinião
  •  /  Tímidos e Introvertidos – Entre uma decepção e uma patologia

Tímidos e Introvertidos – Entre uma decepção e uma patologia

Tímidos e Introvertidos
Total

Tímidos e Introvertidos possuem muitas semelhanças, tanto que sempre confundem um com o outro, mas também possuem diferenças.

E mesmo que não signifique que você precise passar pelos dois, tanto um tímido quanto introvertido sofrem as repressões por serem algo que vá ao oposto do ideal de Extroversão.

Ser introvertido não significa que você é tímido. De fato, ser um introvertido ou ser tímido não estão necessariamente relacionados.

Um introvertido pode ser um bom conversador e uma pessoa tímida pode se abrir para as pessoas à sua volta no tempo devido. Uma pessoa introvertida aproveita o tempo sozinha e fica emocionalmente esgotada depois de passar tempo com os outros. Um tímido pode até não quer ficar sozinho, mas está preocupado com a interação com os outros.

Tímidos e Introvertidos no trabalho

geralt / Pixabay

Os tímidos e introvertidos não gostam muito de constantemente ter que conviver com colegas de trabalho e chefes para manter a posição.

Ou ter que mergulhar com frequência em conversas com pessoas ao redor para manter boas relações informais.

E é exigido constantemente de tímidos e introvertidos essa atitude, mesmo que a profissão não necessariamente necessite disso.

No livro O Poder dos Quietos, é falado constantemente sobre o “Ideal de Extroversão – a crença de que o ideal é gregário, alfa, e confortável com ser o centro das atenções”.

“Introversão (e Timidez) é agora visto como um traço de personalidade de segunda classe, em algum lugar entre uma decepção e uma patologia“.

E enquanto a extroversão é “um estilo de personalidade extremamente atraente”. Ser extrovertido tornou-se algo que todo mundo é pressionado para ser independente de como eles são.

LEIA AGORA  Porque eu amo ser Introvertido

Dificuldades fora do local de trabalho também

A desvantagem de ser um introvertido não é necessariamente restrita ao mercado de trabalho. Ela se estende à própria sociedade.

A agenda social está repleta de inúmeros festivais religiosos e culturais, casamentos e ocasiões familiares, os quais refletem uma sociedade que vive de camaradagem.

Verdade seja dita tudo isso pode ser bastante complicado para o introvertido. Porque há um monte de dificuldades para ele ou ela fora do local de trabalho.

Timidez pode ser trabalhada e vencida, mas a introversão é um traço muito mais profundo e a pressão indevida para um introvertido virar uma pessoa extrovertida pode criar situações estressantes, que dificultam a produtividade do introvertido.

Então, o que deve fazer um introvertido neste clima?

Os principais problemas que introvertidos enfrentam no local de trabalho são a falta de espaço, falta de tempo para si mesmos, e estar sob pressão para se comunicar constantemente e tentar ‘aparecer’ entre os seus falantes colegas de trabalho.

É possível perceber que tímidos e introvertidos de qualquer forma estarão sempre no último degrau. Sim, é o que fazem todos nós acreditarmos e devido a tantos obstáculos e até lutas para seguirmos quem nós somos, ficamos mais abalados e retraídos.

Por décadas seguiram ditando as regras do que é ‘melhor’ e ‘legal’, chegou o momento de equilibrarmos isso. Não somos piores por sermos diferentes. Tímidos e introvertidos possuem todo direito de seguir na luta e garantir condições justas também.

adaptado do blog http://www.thedailystar.net

Tímidos e Introvertidos – Entre uma decepção e uma patologia
4.8 (96.36%) 11 votes

Total
About the author

Dani Fuller

Por que Introversão é vista como algo negativo ou uma característica que precisa ser mudada? Após conhecer o livro O Poder dos Quietos, resolvi revolucionar minha maneira de agir e pensar e percebi que outros introvertidos deveriam fazer o mesmo. E assim o blog nasceu para ajudar a fazer isso acontecer.


Compartilhe agora!
Facebook
Twitter
Google+0
Pinterest0