Amo ter encontrado definições que abrissem meus olhos sobre ser introvertido. Eu amo ser Introvertido, pois agora aceito minha personalidade. Encontrei a história a seguir no xojane.com e acredito que irá se encaixar perfeitamente em alguma lembrança sua. Pode até ser que tenha ocorrido recentemente ou mais uma vez fará com que perceba que certas situações que passou não são tão anormais assim.

Quando visitei o meu amigo Dan na faculdade alguns anos atrás, eu encontrei um cara que eu conhecia desde o ensino médio. Tivemos um par de aulas juntos e eu devo ter sentado perto ou ao lado dele durante uma daquelas aulas. Ele era apenas um conhecido.

“Oh, hey,” eu disse quando eu o vi.

“Hey”. Ele rapidamente evitou contato com os olhos, murmurou algo para Dan (que também o conhecia) e rapidamente se afastou.

No dia seguinte, recebo uma mensagem de texto de Dan.

“Uau. O Alex realmente não gosta de você. “

“O quê? Eu mal o conheço. “

“Ele disse que você era uma bruxa no ensino médio e que o ignorou quando ele tentou falar com você.”

Eu fiquei chocada. Ele era um cara que não era mesmo meu amigo, que eu nunca tive qualquer ligação ou o que seja para ele ficar chateado comigo.

Eu nem sabia o sobrenome dele. Isso acontece muito comigo. Meu ex dizia que seus amigos não gostavam de mim, porque eles achavam que eu era fria. Eu ficava sempre magoada ao ouvir isso.

Passei uma boa parte da minha adolescência tentando me transformar.

Na escola, eu tentava me adequar com mensagens aleatórias aos outros perguntando se eu poderia sair com eles. Eu era a quieta, garota nova e sem amigos.

Eu ensaiava como falar com as pessoas na minha cabeça uma e outra vez. E nunca dava certo. Sempre que eu tentava ser extrovertida, meu coração disparava, minhas mãos ficavam suando e dava aquela tremenda vontade de vomitar. Eu sempre acabava me machucando.

Acabava no banheiro da escola, chorando incontrolavelmente porque um grupo de meninas decidiu que eu era muito estranha para ser amiga delas. E junto a isso outras mais pessoas que me xingavam, porque eu não queria me envolver com elas.

Com o passar dos anos, fui melhorando minha interação com as pessoas. E quando é necessário eu consigo fazer isso acontecer, pois não fico tão ansiosa assim.

Mas eu gostaria que alguém tivesse me dito que estava tudo bem em ficar quieta, que era completamente natural querer estar sozinha e ser eu mesma.

Eu entendo. Eu tenho uma tendência a parecer ser meio distante, mas nunca é de propósito. Eu só tenho certa dificuldade em demonstrar certos sentimentos. Eu guardo para mim mesma e não falo a menos que seja realmente importante.

Acho que não tenho prazer em falar apenas por uma questão de conversar. Na verdade, o meu apelido na escola era “Rainha do Gelo”.

Na sociedade, muitas pessoas consideram que é inaceitável punir alguém por ser asiático, por ser gay, por ser gordo. Da mesma forma, os introvertidos não devem ser discriminados, e como uma autêntica  introvertida – Vou defender os nossos direitos.

Eu não tenho que fazer um esforço para você. Ser introvertido é uma parte integrante do meu ser e mascarar isso parece grosseiramente desonesto.

As pessoas precisam ser mais compreensivas com o nosso tipo. O fato de demorar um pouco mais de tempo para me conhecer, não quer dizer que não gosto de você.

Na verdade, raramente significa isso. Os introvertidos irão se envolver, se a situação exigir. Às vezes, até querem conhecer as pessoas, mas não devem ser punidos, se não quiserem.

Os introvertidos têm sido historicamente desprezados na sociedade. Somos ensinados que estamos carentes de qualidades essenciais e que somos de alguma forma inferiores por causa da nossa timidez inerente.

Introvertidos historicamente são desprezados na sociedade

Acabamos sentindo repulsa por nós mesmos e cortamos fora a nossa personalidade. Dizemos que não somos bons o suficiente e começamos a julgar o nosso valor pela quantidade de amigos que temos, mesmo que a maioria desses “amigos” nunca realmente tenham visto a nossa verdadeira personalidade.

Conversa fiada nos deixa desconfortáveis, porque muitas vezes nós pensamos: “Para que isso?”

Ser introvertido significa que nosso círculo de amigos pode ser pequeno, mas as pessoas que mantemos perto de nossos corações são leais até que a morte nos separe.

Mas se você apenas deixar acontecer, você verá o quão bonito introversão pode ser. Podemos contar uma piada básica e sair em movimentos de dança tão bem quanto os demais.

Sim. nos deliciamos com o silêncio. Permitimos-nos pensar, nos reservar. Somos pessoas espirituais e uma boa parte de nós são poéticas e criativas.

Buscamos conexões significativas e se você puder tocar em alguma parte de nós, poderemos passar horas com você ininterruptamente.

E para você introvertido que está lendo isso, apenas posso pedir que Seja você. Se você quiser almoçar em sua mesa sozinho, fazê-lo com orgulho.

Se a sua ideia de um dia fantástico é ficar em casa com a televisão ligada e assistindo um filme, faça isso.

A pior coisa que você pode fazer por si mesmo é ter vergonha de ser quem você é. A palavra introvertido significa olhar para dentro de si mesmo. O próximo passo? Abrace a si mesmo.

4.4/5 - (15 votos)
LEIA AGORA  Sou Introvertido

Publicado por Dani Fuller

Por que Introversão é vista como algo negativo ou uma característica que precisa ser mudada? Após conhecer o livro O Poder dos Quietos, resolvi revolucionar minha maneira de agir e pensar e percebi que outros introvertidos deveriam fazer o mesmo. E assim o blog nasceu para ajudar a fazer isso acontecer.