• Home  / 
  • Conheça
  •  /  Como os Introvertidos Devem Responder Às Criticas?

Como os Introvertidos Devem Responder Às Criticas?

Total

Desde que me lembro eu passo por essas situações. É um dominador comum (ou tornou-se um) pessoas sentirem-se livres para apontar e criticar o que acham que devem.

Se você é introvertido, também irá identificar-se de cara com o texto do blog Introvert Spring. Adaptado de acordo com a nossa realidade.

Você não deve agir assim

Não basta o julgamento banal de tudo e todos, introvertidos estão imersos em profundas críticas que dizem respeito a seu jeito de ser. Pense e responda agora quantas vezes você foi criticado por ser “muito quieto”, “muito sério” ou chamado de “chato”?

E como não poderia deixar de ser, essas observações críticas e similares, afetam quase todos introvertidos. Acabamos sendo surpreendidos e magoados com esses golpes rápidos para o ego.

O que faz as pessoas serem tão propensas a criticar introvertidos merece maior explicação. E o que primeiro devemos questionar é o motivo.

Por que o jeito dos introvertidos nunca é suficiente?

Por que as pessoas sentem a necessidade de dizer aos introvertidos que eles são demais ou muito pouco em alguma coisa? Claro, existem várias razões (dependendo da situação), mas reduzimos a três motivadores principais:

1. Culpa – Um monte de pessoas interpretam o nosso comportamento como um sinal de que não estamos nos divertindo, não desfrutamos da empresa ou não aproveitamos a vida. Por incrível que pareça, isto faz eles ‘sentirem-se mal’. Sentem-se, em parte, responsáveis pelo nosso comportamento. Então, algum tipo de confusão ocorre em seus cérebros e sua culpa se traduz em julgamento.

Num piscar de olhos, palavras críticas deslizam por suas línguas com facilidade surpreendente. Estas críticas são muitas vezes disfarçadas de observações construtivas. A pessoa realmente acredita que está fazendo um grande favor ao apontar nossos supostos defeitos.

LEIA AGORA  Como é o relacionamento da solidão com o introvertido

2. Ignorância – Há pessoas lá fora que são incapazes de ver o mundo além de sua perspectiva limitada. Eles acreditam que sua maneira de pensar, se comportar e se divertir é a única maneira existente.

Porque eles ficam descontentes quando estão sozinhos, eles assumem que nós não estamos tão bem. Eles têm dificuldade para entender o valor da reflexão e introspecção, porque estas são coisas que raramente fazem. Porque eles são agitados, eles não podem entender por que alguém escolheria ficar quieto.

Ao contrário do crítico de culpa, há pouca atividade acontecendo no cérebro de uma pessoa ignorante. Vivem apenas em piloto automático.

3. Influência Cultural – Este é o fator mais abrangente. Tanto os motivadores de culpa quanto ignorância são influenciados por normas culturais. Dependendo de onde você é, introversão ainda tem vários graus de estigma associado a ela. Muitas culturas perpetuam a idéia de que ser quieto é uma característica negativa. A Sociedade idolatra o ideal de extroversão e degrada a introversão.

Ou você dá um jeito de se adequar ou não serve para a Sociedade

Reação de quem tem introversão ao ser criticado

Se você não se encaixa no molde, deve haver algo errado com você. Os críticos que são influenciados por sua cultura acreditam que estão fazendo-nos (e da sociedade) um favor por destacar ‘nossas deficiências’.

Não importa qual a motivação oculta, o resultado de palavras pejorativas é o mesmo: elas machucam. Quando as pessoas me dizem que eu sou muito quieta ou séria, o que elas realmente estão dizendo é que quem eu sou não é suficiente. E isso não parece bem.

Por mais que eu tente varrer para longe esses comentários aparentemente inocentes, eu simplesmente não consigo. Eles ficam sempre armazenados em minha memória e dragados toda vez que alguém critica o meu comportamento.

LEIA AGORA  Guia Ilustrativo para Entender os Introvertidos

Como responder às críticas aos Introvertidos?

Então, como devemos responder quando as pessoas nos dizem que somos muito ou pouco de alguma coisa? A verdade é que não existe uma resposta simples para essa pergunta. Nós podemos construir a nossa armadura, que seja tão espessa que nada (nem mesmo as coisas boas) possam passar. Podemos pensar em uma resposta inteligente a ser aplicada conforme necessário. Podemos ignorar ou rejeitar. Podemos devolver insulto com insulto. Podemos tentar educar o ignorante.

O melhor seria podermos sempre dizer a verdade. Informar as pessoas como elas nos deixam, principalmente se for algo que nos deixe mal. Nem sempre funciona conforme imaginamos, e muitas vezes que tento falar as frases eu começo a chorar.

Assim, a longa resposta à pergunta é que há várias respostas diferentes, que podem ou não podem trabalhar em determinadas situações. A resposta curta é não tanto uma resposta, pois é uma verdade eterna: Você é o suficiente. Apenas seja você mesmo.

independente do tipo de introvertido que você seja, nunca será suficiente

Como os Introvertidos Devem Responder Às Criticas?
4.81 (96.15%) 26 votes

Total
About the author

Dani Fuller

Por que Introversão é vista como algo negativo ou uma característica que precisa ser mudada? Após conhecer o livro O Poder dos Quietos, resolvi revolucionar minha maneira de agir e pensar e percebi que outros introvertidos deveriam fazer o mesmo. E assim o blog nasceu para ajudar a fazer isso acontecer.


Compartilhe agora!
Facebook
Twitter
Google+0
Pinterest0